O que você procura ?

Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

Produto adicionado ao carrinho!

O que você deseja fazer agora?

ESTABILIZADOR

Página:
de 2

As redes elétricas estão suscetíveis a inúmeros problemas que podem danificar os aparelhos, entre variações, quedas de energia etc. As redes brasileiras, em especial, são notórias por questões dessa natureza, como os famosos apagões que acontecem ao redor do país. Em eventos assim, é muito comum que hajam prejuízos materiais, como perda de alimentos perecíveis e queima de eletroeletrônicos, por causa da brusca queda de energia. Para evitar estes e outros prejuízos, foram inventados equipamentos que têm as funções de estabilizar, limpar e manter a energia fornecida (com baterias, caso dos nobreaks) por um curto período. O estabilizador é um exemplo desse tipo de equipamento.

Fabricado para proteger aparelhos, o estabilizador é usado para ligar computadores desktops, impressoras, monitores. A função básica dele, como o próprio nome sugere, é estabilizar a tensão elétrica de entrada, de forma que a saída forneça sempre a mesma tensão.

PARA QUE SERVE ESTABILIZADOR DE ENERGIA?

O estabilizador serve pra manter a energia estável, se ela vier com uma descarga muito alta, ou se ela vier baixa, o estabilizador consegue ajustar a energia. Isso protege o computador de uma variação que pode vir numa tempestade, por exemplo, e evita que sua máquina queime!

COMO FUNCIONA UM ESTABILIZADOR?

O estabilizador é um aparelho bem simples que ajuda seus aparelhos eletrônicos, como computadores, a terem sempre o mesmo suprimento de energia elétrica. Ou seja, sem picos e baixas muito fortes. Isso é importante porque, se vier uma carga muito grande de energia pra sua casa e suas máquinas não tiverem essa proteção, elas podem queimar. Os estabilizadores geralmente são compostos por fusível de proteção, chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.

Espera-se que os estabilizadores sejam capazes de nivelar a tensão elétrica, a voltagem da rede, e, assim, os picos de energia não afetarão diretamente os aparelhos.

No momento em que há uma instabilidade na tensão elétrica, os estabilizadores devem agir e regular a voltagem sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão elétrica, o estabilizador aumenta a tensão elétrica, impedindo que os aparelhos desliguem ou queimem.

Para proteger um equipamento, o estabilizador geralmente queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão elétrica, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcancem o aparelho.

DIFERENÇA ENTRE ESTABILIZADOR E NOBREAK

O nobreak, além de proteger contra essas mudanças na rede elétrica, também mantém sua máquina ligada por alguns minutos depois que a energia cair. Isso significa que você ganha tempo pra acabar o que tiver fazendo. É como se fosse uma pequena bateria extra.

Já o estabilizador, é um aparelho mais simples, costuma custar menos do que um nobreak. Mas não se engane: os dois aparelhos podem proteger muito bem seus eletrônicos. A diferença é que o nobreak ainda te dá uns minutos com energia adicional.

O estabilizador de voltagem não permite que os aparelhos continuem funcionando quando a energia para. O nobreak também fornece uma tensão que protege os equipamentos ligados a ele. Ele também serve como uma fonte de energia, sendo possível utilizar o computador mesmo com a ausência de força elétrica.

DICAS NA HORA DE COMPRAR UM ESTABILIZADOR

Ficar de olho na potência que o estabilizador pode suportar. Ela é medida em kVA. Pra descobrir qual é o modelo ideal pra sua casa, some as potências individuais de cada equipamento que você pretende ligar ao estabilizador. Por segurança, a potência do estabilizador deve ser 20% maior do que a soma de todas as potências a que vão ser usadas.

CUIDADOS IMPORTANTES COM O ESTABILIZADOR PARA PC

Na hora de ligar seu estabilizador, precisa ficar de olho na tensão de entrada e de saída dele, um exemplo: se a tomada da sua casa é 220 Volts e o seu computador precisa ser ligado em 110 Volts, você precisa de um estabilizador com entrada 220V e saída 110 V.

COMO ESCOLHER O SEU ESTABILIZADOR

A escolha certa na hora da compra do Estabilizador é muito importante, aparelhos como informática, eletrodomésticos, áudio & vídeo, entre outros, por terem características técnicas distintas, requerem estabilizadores de tipos diferentes. Hoje em dia é mais utilizado no uso geral o Estabilizador 300va para equipamentos de baixo consumo, Estabilizador 500va indicado como intermediário e também o Estabilizador 1000va ou superior que é mais indicado para impressoras laser ou equipamentos de maior consumo de energia.

– POTÊNCIA: Na embalagem é informada a potência em VA que o Estabilizador suporta.
– VOLTAGEM DE ENTRADA/SAÍDA: Verifique se a tensão (entrada/saída) do Estabilizador é compatível à tensão da rede elétrica local e do aparelho a ser ligado.

COMO CALCULAR A POTÊNCIA EM WATTS DE UM ESTABILIZADOR?

Quando a potência estiver em VA ou não estiver indicada: Conferir atrás de cada equipamento o valor da tensão seguido de V ou Volts e da corrente elétrica seguido A ou Ampères.
Então, multiplique os valores de tensão e corrente para conseguir o valor da potência em VA (Volt-Ampère).

Faça o mesmo para cada um dos aparelhos a serem, ligados ao Estabilizador e some as potências para conseguir o total em VA.
Ao comprar um Estabilizador lembre-se sempre de escolher um cuja potência seja no mínimo 30% maior que a soma das potências dos aparelhos que serão conectados nele.

POR DENTRO E POR FORA DE UM ESTABILIZADOR

No vídeo abaixo, o fabricante TS SHARA, fala um pouco mais sobre os Estabilizadores e mostra como ele é por dentro, confira:

ESTABILIZADOR: PREÇO E QUALIDADE É NA INFOPARTS

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre Estabilizadores, chegou a hora de você comprar o seu, confira todos os nossos modelos disponíveis e se tiver qualquer dúvida, basta dar um Oi no Chat que teremos o mais prazer em te ajudar a esclarece-las.